segunda-feira, março 17, 2025

O desvirtuamento do STF

Lembro-me dos tempos em que ministros do Supremo Tribunal Federal eram respeitados e mesmo admirados por onde passassem. Não precisavam de guarda-costas para sairem em público.

A rigor, eram reconhecidos por seu saber jurídico e por julgarem segundo os preceitos constitucionais. Não viviam falando fora dos autos, dando entrevistas e muito menos se manifestando politicamente.

Nos últimos seis anos, o Supremo, enquanto instituição da República, vem sendo pervertido e vilipendiado por atos de seus próprios integrantes, que o tornaram um núcleo de decisões políticas com total descaso pelos preceitos constitucionais.

Na sua mais recente composição, o STF deixou de ser a última garantia da administração da Justiça, convolando-se em um tribunal de exceção, por seu viés político, ao argumento de que age em defesa do Estado Democrático de Direito.

Nesse seu afã, pisa em nossos direitos fundamentais, priva suas vítimas do direito ao juiz natural, do foro competente, da ampla defesa, do contraditório e, assim, do devido processo legal.

O STF de hoje é perseguidor. Tem lado político. Carece de idoneidade. Não faz justiça. Muito ao contrário, pois age como se seus membros fossem dotados de poderes supra-constitucionais. Esqueceram estes o juramento de total respeito à Constituição com suas garantias dos nossos direitos fundamentais.

Até quando isso perdurará, o futuro dirá.

Confio que chegará o dia em que nossa Constituição venha a ser novamente respeitada e em que os ministros do STF possam voltar a merecer o respeito e a admiração do povo brasileiro.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito lúcidas palavras!

10:19 PM  

Postar um comentário

<< Home