quinta-feira, setembro 08, 2005

Vida em Sociedade

Os problemas de Robinson Crusoe começaram numa "Sexta-Feira", ou melhor, com o surgimento de "Sexta-Feira". E os de Adão, quando Eva apareceu. De fato, a vida em sociedade impõe-nos uma série de regras, que devem coordenar os relacionamentos humanos, impor limites e aplicar sanções aos infratores.
Assim, o ser humano é um ser político, exatamente por viver em sociedade. Como seres políticos, criamos nossas estruturas políticas, em que se inclui o Estado e toda sua burocracia.
A vida em sociedade acarreta, também, concepções diversas sobre como essa estrutura de poder deve materializar-se e operar.
Churchill já dizia, em outras palavras, que a democracia é uma lástima, mas que ele não conhecia nada melhor do que o regime democrático.

Concordo. E, por isso mesmo, penso também que não há nada melhor do que a liberdade exercida sem abusos.
Mas, o problema maior surge quando o próprio Estado passa a ter uma existência em torno de si mesmo, nos submetendo à condição de geradores de receitas tributárias, ao invés de geradores de riquezas, de bens, produtos e serviços, que nos permitam a auto-suficiência.
Por isso mesmo, espero que não tenhamos de chegar ao ponto de comermos nossos cachorros. Isso significa que precisamos conter a fome de um certo leão, que andas às soltas, insaciável...